As principais funções de um pneu são suportar a carga;
assegurar a transmissão da potência motriz; garantir a
dirigibilidade do veículo; oferecer respostas eficientes nas
freadas e aceleradas, bem como contribuir com a suspensão do
veículo, propiciando conforto aos passageiros. Para que ele
exerça bem todas estas funções, sua estrutura é composta por
quatro partes principais:
Banda de Rodagem:
A banda de rodagem é a única parte do pneu que toca
diretamente o solo, proporcionando tração, frenagem,
dirigibilidade, conforto e resistência ao desgaste.
Carcaça:
A carcaça é a parte resistente do pneu, constituída de lona
(s) de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob
pressão que suporta o peso total do veículo e carga. Nos
pneus radiais, as cinturas complementam a sua resistência.
Talões:
São constituídos internamente de arames de aço de grande
resistência e têm por finalidade manter o pneu acoplado no
aro.
Parede Lateral / Flanco / Costado:
Protegem a carcaça de lonas. São dotados de uma mistura
especial de borracha com alto grau de flexibilidade.
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